Saturday, 28 February 2009

Vismea


Pentaphylacaceae : Visnea mocanera

A floresta natural da Ilha da Madeira - floresta Laurissilva - encontra-se predominantemente na vertente norte da ilha. Adaptada à presença de uma humidade atmosférica superior a 85%, distribui-se entre os 400 e os 1300 m de altitude. Como árvores dominantes esta floresta indígena apresenta os 4 elementos da família das Lauráceas: o Loureiro (Laurus azorica), o Til (Ocotea foetens), o Vinhático (Persea indica), e menos frequentemente, o Barbusano (Apollonias barbujana). A estes associam-se outras árvores, com especial destaque para o Folhado (Clethra arborea), o Azevinho (Ilex perado ssp perado), o Pau Branco (Picconia excelsa), os Mocanos (Pittosporum coriaceum e Visnea mocanera), e o Sanguinho (Rhamnus glandulosa).

Visnea mocanera
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Visnea mocanera Dryand. ex Aiton
O mocano (Visnea mocanera) é uma planta do género Visnea, da família Pentaphylacaceae, espécie endémica da ilha da Madeira e Canárias com a denominação Visnea mocanera Dryand. ex Aiton.
Apresenta-se como uma árvore de até 8 metros de altura com ramos curtos. Folhas são alternas, elípticas a lanceoladas, de 4 a 6 centímetros de comprimento, inteiras a incipientemente dentadas. Apresenta flores esbranquiçadas com aproximadamente 1 centímetro de diâmetro, em inflorescências curtamente pedunculadas.
O fruto é uma cápsula de cor vermelho-anegrado quando maduro.
Trata-se de uma espécie endémica da ilha da Madeira e ilhas Canárias, bastante rara, que ocorre na floresta da Laurissilva do Barbusano.
Apresenta floração de Dezembro a Março.
Ao longo dos tempos a madeira desta planta, bastante pesada e de cor avermelhado, foi utilizada em embutidos. Actualmente trata-se de uma espécie muito rara cuja exploração é impossível

No comments: