Thursday 26 February 2009

Archivo Pittoresco, 1867


TRES BELLAS ARVORES DA AUSTRALIA

Quando as quilhas portuguezas sulcavam e devassavam ao mesmo tempo quasi todos os mares do universo, aproaram as praias de um paiz desconhecido e selvagem, mas que ostentava nao vulgar opulencia de vegetação. Nao Trataram os audaciosos nautas de se entranharem n'esse paiz ignoto; contentaram-se com as honras do descobrimento. O que poderia valer o que elle encerrasse para quem dispunha a seu bel prazer de todas as riquezas do Oriente?

N'essas costas por nos desprezadas appareceram mais tarde os hollandezes, e, fundando ali varios estabelecimentos, deram ao paiz o nome de Novo Hollanda. Pouco tardaram os inglezes a seguirem-lhes as pisadas; mas, como nação mais poderosa, levou mais longe os seus descobrimentos ñas costas d'essas novas tetras, e fundou nellas feitorias, que em breve se converteram em povoações importantes, e que hoje sao cidades muito populosas e florescentes.

Essa vasta região, pois, agora denominada Australia, tão celebrada pela prodigiosa quantidade de oiro que os inglezes tem tirado de suas entranhas em nossos dias, nao é menos afamada pela variedade e riqueza da sua flora e da sua fauna. Desde que os viajantes e naturalistas começaram a explorar o sertão, foram-se enriquecendo successivamente os jardins e os museus da Europa com infinita variedade de plantas e aves, qual d'ellas mais formosa e exquisita.

O commercio explora presentemente, com actividade e grande vantagem, as producções do reino vegetal d'esse paiz, fadado para altos destinos da civilisação. Todos os annos se exportam d'alli para toda a parte numerosas especies de plantas, até então desconhecidas, as quaes ja hoje passam de sete mil, e mal se poderá calcular até onde chegará este numero, attendendo a que a maior parte d'ellas é proveniente dos territorios visinhos do litoral, e que o interior d'esté vastissinio paiz, onde mais se ostentam as galas da vegetação, está, na máxima parle, virgem das pegadas humanas.

As tres arvores, que se vêem representadas em a nossa gravura, sao oriundas da Australia.

Entre as numerosas especies de acacias que ahí nascem nos terrenos planos, mas séccos e pedregosos, formando densos bosques, figura a acacia verticilata. É uma bella arvore, de copa basta, frondosa e arredondada, e de folhagem composta de miu delicados folhetos de um lindo verde lustroso. E uma das mais interessantes especies da immensa tribu das acacias. Floresce na primavera, e reproduz-se por semente. Ja se acha introduzida n'este reino.

A casuarina equisetifolia é uma arvore muito singular pelas suas exquisitas folhas, como o indica o seu proprio nome. Cresce até a altura de 10 a 11 metros: e os seus troncos, curvados para a térra, e guarnecidos de ramos articulados, delgadissimos e mui compridos, similhantes a finos juncos, os quaes lhe fazem as vezes de folhas, dao a esta arvore a forma de um chorâo. Em quanto é nova, como no estado em que a representa a nossa gravura, é mais singular que bella; porém, quando tem adquirido todo o seu desenvolvimento, dizem que tem bastante belleza, porque entao a copa se lhe torna densa, pela infinita multiplicidade das ramificações, dividindo-se em tantas cúpulas, quantos sao os troncos em que se divide o principal. N'essas circunstancias deverá produzir, sem düvida, um bom effeito ver brincar as brisas com os longos e ondeados filamentos que pendem abundantemente por lodos os lados sob aquella espessa abobada de um verde acinzentado.

A casuarina da umas floresinhas que so de perto se divisam, ás quaes se succedem umas sementes muito miudas, que, semeadas na primavera, nascem e desenvolvem-se fácilmente em о nosso paiz, sem demandarem desvelos particulares.

Conhecem-se umas doze especies de casuarinas. naturaes da Australia, da India, de Madagascar e da ilha de Franca. A especie de que tratamos tambem vive n'estes tres últimos paizes, mas em menos abundancia que na Australia. A sua madeira é excellente para construcçoes navaes.

A introducçâo da casuarina equisetifolia em Portugal é de moderna data, e ainda se conta aquí entre as arvores raras. Todavía, dá-se perfeitamente bem e desenvolve-se com rapidez.

A corypha australis é uma esbelta e formosa palmeira, que assume proporçoes gigantescas quando se acha em terrenos baixos, frescos e até húmidos. As que existem na Australia, nas margens do rio Victoria, chegam á altura de 45 metros. As suas grandes e graciosas folhas, da feição de leque, sao aproveitadas para a fabricação dos chapeos de palha.

I. de Vilhena Barbosa

No comments: